A importância das fibras na dieta

Se você é uma pessoa que se preocupa em ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes necessários para manter o bom funcionamento do organismo, já deve ter ouvido falar sobre a relevância das fibras em uma dieta. A verdade é que esses componentes desempenham funções muito importantes. As fibras devem ser consumidas diariamente para ajudar no controle do açúcar no sangue, auxiliar no funcionamento do intestino, baixar os níveis de colesterol e uma série de outros benefícios. E é por essa razão que o consumo desses alimentos são tão estimulados nas dietas e entre vários profissionais.

O que são fibras? As fibras são compostos nutricionais encontrados em certos grupos alimentares. Elas são componentes vegetais não absorvidos pelo organismo, mas que faz total diferença na saúde e no funcionamento do corpo. Como não possuímos enzimas para digeri-las, elas passam direto e auxiliam o intestino, impedindo a constipação. Além disso, elas fornecem as bactérias consideradas boas para a saúde, promovendo aumento na imunidade.

Onde elas podem ser encontradas? Muitos dos alimentos, principalmente de origem vegetal, contém boas quantidades de fibras. As principais fontes são:

pães integrais, cereais (aveia, farinha de aveia, cevada, linhaça, chia, quinoa, granola, grãos), leguminosas (feijões, lentilha, ervilhas), frutas (maçãs, banana, kiwi, laranja, framboesa, uva), vegetais (cenoura, couve, espinafre, alface, batata)

Benefícios: As fibras podem oferecer diversas vantagens para a saúde e para o corpo, como já citado anteriormente. É por isso também que os coloproctologistas reforçam a ideia de ingerir essa fonte de alimento. Confira os seus principais efeitos:

  • Controle da glicose: ajuda a promover a liberação constante e mais lenta da glicose no sangue, auxiliando no controle e na regularização de açúcar no sangue.
  • Controle do colesterol: aliado com exercícios físicos, o consumo de fibras pode ajudar na redução dos níveis de colesterol.
  • Aumento da saciedade: as fibras são capazes de absorver mais água do que o restante dos alimentos. Com isso, permanece mais tempo no organismo e promove maior saciedade.
  • Limpeza do organismo: uma alimentação rica em fibras evita o acúmulo de metais tóxicos no corpo, garantindo a limpeza do organismo.
  • Funcionamento intestinal: essas substâncias auxiliam na prevenção e no tratamento da constipação intestinal. As fibras insolúveis agem aumentando o volume fecal e estimulando a motilidade intestinal pela distensão do cólon. Já as solúveis contribuem na captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal. Por meio disso, elas estimulam o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

Além disso, elas contribuem na prevenção de uma série de problemas ou doenças intestinais, como é o caso das hemorróidas, úlceras e ainda ajuda na proteção contra o câncer de cólon.

Qual a porção ideal a ser ingerida por dia? Para que o organismo aproveite todos os benefícios oferecidos pelas fibras, o ideal é que um adulto saudável consuma um volume de 20 a 30g desse nutriente diariamente. No entanto, assim como qualquer outro alimento, não deve ser consumido em excesso. Por isso, é importante regular o consumo e consultar um profissional para recomendações mais precisas.

Outra dica importante é lembrar que a inclusão de fibras na dieta deve ser sempre aliada à ingestão de água para que seus benefícios ocorram da melhor forma possível. Cerca de dois litros de água por dia devem ser consumidos por uma pessoa adulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *