Os jogos de videogame vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário de entretenimento global. À frente das indústrias do cinema e da música, o setor movimenta cerca de 200 bilhões de dólares por ano.
O Brasil é o décimo maior mercado do mundo em games, com mais de 100 milhões de jogadores, segundo a consultoria Newzoo. Mas quais são os títulos mais populares entre os brasileiros? Um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, respondeu a essa dúvida.
Segundo o levantamento, Roblox, referência no segmento de mundo aberto, foi o game mais pesquisado pelos brasileiros na internet em 2023, com uma média de 6.9 milhões de buscas mensais, entre janeiro e setembro deste ano. Em segundo lugar, ficou o clássico de corrida sem fim Subway Surfers, com 1.2 milhões, seguido do battle royale Fortnite, com 390 mil.
Além dos títulos dos jogos mais populares de 2023, a Semrush também analisou o que mais interessou a população global nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, há uma preocupação crescente sobre o impacto desse tipo de entretenimento na saúde mental, com um aumento de 540% nas pesquisas por “efeitos negativos dos videogames na saúde mental”. No entanto, há também um crescimento de 271% nos “efeitos positivos dos videogames na saúde mental” e 85% em “jogos que são bons para o cérebro”.
Um estudo recente também demonstrou que jogos como Call of Duty e FIFA estão entre os favoritos dos brasileiros na hora de aprender um novo idioma, mostrando que os games vão muito além do entretenimento.
Confira o ranking completo da média mensal dos games mais pesquisados na internet pelos brasileiros em 2023:
-Roblox – 6.9 milhões
-Subway Surfers – 1.2 milhões
-Fortnite – 390 mil
-Free Fire – 309 mil
-Hogwarts Legacy – 287 mil
-League of Legends – 279 mil
-Starfield – 251 mil
-GTA San Andreas -193 mil
-Resident Evil 4 – 152 mil
-FIFA – 114 mil